Você está com dificuldade de escolher o tema do seu TCC?

Essa é uma questão bastante comum entre os estudantes da graduação. Afinal de contas, todos os outros passos do TCC dependem dessa escolha.

Mas eu posso te ajudar. O primeiro grande passo é fazer uma lista de temas do seu interesse e estabelecer critérios para fazer escolhas dentre essa lista. Uma sugestão de critérios é selecionar pela relevância e pela atualidade do tema e pela bibliografia disponível sobre o assunto.

Depois você deve fazer uma pesquisa inicial sobre o tema. Nesse caso, basta ler um artigo científico sobre assunto. Imagina só você descobrir o quanto acha chato o tema só depois que você já começou o trabalho?

Enfim, eu escrevi um guia com essas e outras dicas para você fazer uma boa escolha do tema do seu TCC. É só acessar por esse link aqui.

Depois me conta qual foi o tema que você escolheu? :slight_smile:

2 Curtidas

Existe uma linha de pesquisa da época com focos e objetivos??

Olá @marcksa,

Fala mais sobre sua pergunta pra nós? De que época especifica e focos e objetivos de quais assuntos.

Abração.

Olá @Mettzer,
Dou referência na construção do TCC, que delimita um assunto de época, períodos de construção de pensamentos e ideologias, e não da época, pois os focos e objetivos são delineados na construção de pensamentos, tais como os dias atuais por exemplo.

Em minha universidade as linhas de pesquisas são as seguintes:
Formação do Professor; currículo e didática; recursos de ensino; educação especial e inclusão; políticas públicas; e avaliação. Ou seja, em nossa época atual temos que traçar nestas linhas de pesquisas o objeto de pesquisa de forma específica e com foco nestas linhas de pesquisas sugeridas pela minha universidade, então penso que isso seja algo já elencado neste objetivos específicos, mas posso delinear meu TCC com base em novas ideias, não tendo como foco essas linhas de pesquisas, ou sou obrigado a construir meu TCC nesse perfil?