Tipos de publicação: qualis periódicos

Bom dia.

Um professor me perguntou você vai escrever seu artigo em A1, A2, A3, A4 OU A5. OU B1 OU B2…

O que ser isso???

De fato não conheço essa expressão no ambiente acadêmico, só em tamanho de folhas de papel. Tem alguma relação??

1 Curtida

Oi Fer,

Nós já falamos sobre esse tema na mentoria, mas acho que será interessante deixar registrado para a comunidade, afinal quando o tema é publicação acadêmica temos que passar por ele!

Bom essas letrinhas acompanhadas de números fazem parte do Qualis Periódicos, criado pela CAPES em 1988, ele é responsável por avaliar periódicos científicos no Brasil a partir de critérios estipulados por cada área do conhecimento.

Um dos papéis do Qualis Periódico é classifica as revistas científicas brasileiras entre as que têm mais “qualidade” para determinada área do conhecimento. Mas sua história começa com a expansão dos cursos de pós-graduação na década de 1970, que impactaram diretamente as políticas públicas de incentivo à produção e publicação científica, dando origem a programas de incentivo a periódicos pela Finep e pelo CNPq.

Os periódicos são avaliados a cada 3 anos pelos comitês científicos de cada área do conhecimento, e sendo classificados dentro da seguinte escala: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, quanto mais próximo de A1 mais prestigiado será o periódico.

Há uma série de debates sobre como essa classificação e feita, mas não vamos entrar nesta questão. E possível consultar seus periódicos de interesse na Plataforma Sucupira.

E ai, que tal escolher onde será sua próxima publicação?

Valeu. Sim eu tinha escrito isso antes de entrar no dia da mentoria. E é bom ter o registro para futuras referência.

1 Curtida