Produção de água limpa

Dessalinizador com energia solar gera água potável com 100% de eficiência

Água potável com energia solar

Engenheiros australianos desenvolveram uma técnica economicamente viável para extrair água potável da água salgada usando energia solar.

Eles demonstraram que o mecanismo pode fornecer água doce a partir da água do mar, de água salobra ou mesmo água contaminada.

Cada dispositivo pode fornecer água potável diária suficiente para uma família de quatro pessoas a partir de apenas um metro quadrado de fonte de água.

“Nos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao uso da evaporação solar para produzir água potável, mas as técnicas anteriores eram muito ineficientes para serem úteis na prática,” disse o professor Haolan Xu, da Universidade do Sul da Austrália. “Superamos essas ineficiências e nossa tecnologia agora pode fornecer água potável suficiente para atender a muitas necessidades práticas por uma fração do custo das tecnologias existentes, como a osmose reversa.”

Sou militar da Marinha do Brasil e isso será uma grande evolução no processo de logística a longo e curto prazo, sem dizer as grandes possibilidades de levar água potável para locais que estão distantes das fontes de água potável ou não tem mais acesso a muito tempo!!!

1 Curtida

Olá @marcksa,

Incrível este estudo! Será que existe algum estudo comparado Brasil - Austrália?
E é possível fazer recortes para diversas áreas: logística, gestão, física, química… tem pano pra manga :joy:

Obrigada por compartilhar Marcelo!

1 Curtida

Publicado na revista científica Nature Catalysis nesta sexta-feira (02), o estudo apresenta resultados que, segundo seus responsáveis, podem revolucionar as tecnologias de desinfecção de água.

1 Curtida

E caso uma galera esteja se perguntando pq é importantes limpar a água hoje, a reportagem trás alguns dados:

“cerca de 785 milhões de pessoas não têm acesso à água, e 2,7 bilhões sofrem de escassez de água pelo menos um mês por ano”

“saneamento inadequado – um problema para cerca de 2,4 bilhões de pessoas em todo o mundo – pode levar a doenças diarreicas mortais, incluindo cólera e febre tifoide”

São muitas pessoas sendo afetadas.

1 Curtida