Pergunta projeto de pesquisa

Eu estou com dificuldades para criar a Pergunta do projeto de pesquisa para um artigo cujo tema será o Regime Disciplinar Diferenciado após a Lei n. 13.964/2019. Se puderem me ajudar, agradeço <3

2 Curtidas

Oi Grazi, seja muito bem vinda! :grin:

A pergunta nada mais é o que você espera descobrir/responder com sua pesquisa, mas geralmente quando estamos fazendo um artigo tudo parece útil e fundamental, né?! Então existem algumas formas de encontrar essa pergunta fundamental :nerd_face:

tente entender qual aspecto após a mudança da lei te chama mais atenção, por exemplo: impactos ou um impacto específico; estudo comparado do antes e depois da mudança sobre algum aspecto específico; ou novas formas de aplicar esse instrumento.

faça um processo de “toró de ideias” ou perguntas!

Faça ao menos 5 perguntas sobre o tema, e faça mais 5 perguntas sobre cada uma delas. O intuito é chegar em uma pergunta que seja mais relevante para você e menos abrangente possível, assim você consegue direcionar e focar seus esforços.

faça o levantamento de artigos publicados após a Lei de 2019, assim você compreende o que já foi estudado e encontra lacunas ou até mesmo perguntas, aspectos, pontos que ainda não foram estudados. Para este fim, uma leitura da introdução e da conclusão dos artigos já são suficientes.

Ah, outro ponto importante é colocar um limite para o número de artigos que você pretende ler, ou o tempo que pretende investir nesta etapa, afinal a ideia é encontrar sua pergunta chave para aí sim iniciar seu estudo.

Grazi, espero ter ajudado :wink:

E quando descobri qual será sua pergunta de pesquisa compartilhe com a gente, tá?! Abração.

1 Curtida

Ótimas sugestões :slight_smile:

Uma outra forma interessante pra construir o problema de pesquisa é partir da expectativa x realidade.

A expectativa pode ser, por exemplo, o texto da Lei nº 13.964/19. O que ela estabelece.

E a realidade pode ser a aplicação da lei na prática: como, na prática, isso está acontecendo?

Às vezes, nesse ponto, é interessante analisar como a jurisprudência tem aplicado os casos.

Então seria: texto da lei x jurisprudência.

Espero que ajude.
Um abraço :slight_smile:

2 Curtidas

Hmmm muito bom!
Bem, eu vou seguir essas dicas e vou tentar formular uma até o fim de semana, aí coloco aqui para vocês opinarem… :wink: :blush:

4 Curtidas

E ai, Grazi. Conseguiu esboçar um problema de pesquisa no fim de semana? :slight_smile:

2 Curtidas

Também estou curiosa para saber o que funcionou melhor pra ti @Grazi :thinking:

2 Curtidas

Eu consegui formular estas aqui:
1 - Em decorrência das modificações inseridas pelo Pacote Anticrime - Lei nº 13.964/2019, quais as vantagens e/ou desvantagens aos apenados que cumprem pena no regime disciplinar diferenciado?

2 - Em decorrência das modificações inseridas pelo Pacote Anticrime – Lei n º 13.964/2019, quais as consequências práticas que afetam o regular cumprimento da pena em regime mais gravoso?

3 - Quais as finalidades da sanção disciplinar mais gravosa no regime disciplinar diferenciado após o Pacote Anticrime – Lei nº 13.964/2019?

4 - Quais as consequências do recrudescimento do regime disciplinar diferenciado com as alterações advindas do chamado Pacote Anticrime – Lei nº 13.964/2019?

Será que ficaram boas?

3 Curtidas

Eu não consegui encontrar jurisprudências…

3 Curtidas

Grazi,

Talvez ainda não tenham jurisprudências porque a lei é bastante recente, né?
Acredito que ficaram muito boas as suas perguntas.
A única ressalva que eu faço é que seu trabalho deve responder à pergunta de pesquisa. Então, a pergunta tem que ser possível de responder.

Tu acreditas que é possível analisar na prática as consequências do regime de cumprimento de pena? Ou que é possível verificar as vantagens e desvantagens aos apenados que cumprem pena?

3 Curtidas

Arrasou muito @Grazi e @beatrizcoelho amei sua dica de tem que ser possível responder.
Foi a cerejinha do bolo. :smiling_face_with_three_hearts:

3 Curtidas

Pois é, eu queria fazer o artigo no sentido de apresentar as mudanças do artigo 52 da LEP depois do pacote anticrime, na sua opinião, será que umas dessas perguntas faria sentido? kkkk
Por que, pelos artigos que li, muitos criticavam a nova lei pois fere o princípio da dignidade humana, pois as novas regras ficaram mais rígidas, aí pensei em colocar um pouco dessas críticas… aí não consigo pensar em uma pergunta que seja adequada.

1 Curtida

Grazi, bom dia!

Você pode analisar todas as perguntas a partir de uma revisão de literatura. Assim, não vai precisar analisar na prática.
A sugestão é que incluas essa informação no problema de pesquisa.
Por exemplo:

1 - Em decorrência das modificações inseridas pelo Pacote Anticrime - Lei nº 13.964/2019 e a partir de uma revisão de literatura, quais as vantagens e/ou desvantagens aos apenados que cumprem pena no regime disciplinar diferenciado?

2 - A partir de uma revisão de literatura, quais as consequências que afetam o regular cumprimento da pena em regime mais gravoso em decorrência das modificações inseridas pelo Pacote Anticrime – Lei n º 13.964/2019?

3 - A partir de uma revisão de literatura, quais as finalidades da sanção disciplinar mais gravosa no regime disciplinar diferenciado após o Pacote Anticrime – Lei nº 13.964/2019?

4 - Quais as consequências do recrudescimento do regime disciplinar diferenciado com as alterações advindas do chamado Pacote Anticrime – Lei nº 13.964/2019 segundo a revisão de literatura?

3 Curtidas

Boa!! Adorei
Vou enviar essas ideias ao meu orientador para ver o que ele acha.
Eu acho que fazendo uma revisão de literatura limita um pouco a pesquisa e não deixa muito genérico, né?

1 Curtida

E depois nos conte o que ele o que ele achooooou!

2 Curtidas

Sim, Grazi :slight_smile:

Vamos ficar esperando o feedback do seu orientador, ok?

Ah, uma forma de limitar a sua pesquisa pode ser delimitar quais os artigos você vai analisar. Se você acha que tem bastante pano pra manga, pode analisar só o art. 51, por exemplo.

Um abraço! <3

4 Curtidas