De onde podemos tirar fôlego para ter criatividade nos trabalhos acadêmicos?

De onde vêm as boas ideias? Quem fez essa pergunta foi Steven Johnson, para pensar como funciona o processo criativo dentro das pessoas.

E esse papo muito nos interessa. Afinal de contas, a vida acadêmica exige uma boa dose de criatividade, que vai deeesde a escolhas de temas até a produção dos textos dos trabalhos acadêmicos com qualidade e originalidade.

Mas, a notícia ruim é que não existe uma receita de bolo. O processo criativo depende de muitos fatores e o que funciona pra mim, pode não funcionar pra você.

Mas pensei em alguns caminhos que podem te ajudar a seguir no seu processo criativo:

_ Entenda que uma ideia nova depende de um processo, não é um momento de iluminação automática. A ideia nova não surge da noite para o dia, nem com um passe de mágica. Também não é um dom divino que as pessoas recebem ao nascer.

_ Ideias são uma rede de neurônios que se conectam de uma forma que não tinha acontecido antes e estabelecem sincronias com partes diferentes do cérebro. Sobre essa ideia, você pode assistir esse vídeo.

_ Tenha constância. Sua avó estava certa é “fazendo que se faz” e é a “prática que leva à perfeição”.

_ Anote preocupações que podem ocupar espaço na cabeça. Vai sobrar mais espaço para pensar em coisas novas.

_ Criatividade se alimenta por curiosidade.

_ Se conecte com pessoas.

_ Ouça música como parte do processo criativo.

_ Tenha muitas referências, inclusive de outras áreas.

_ Dormir e praticar exercícios físicos ajudam no processo.

_ Crie um ambiente estimulante para você. Eu, por exemplo, adoro trabalhar com plantas e canetas coloridas.

Eu expliquei melhor cada uma dessas ideias nesse post do blog. Se quiser se aprofundar, corre lá :slight_smile:

Mas, agora me diz: como você faz para criar coisas novas? Como é o seu processo criativo?

2 Curtidas

A criatividade é algo que acontece de forma natural e espontânea, conforme a necessidade de um grupo de pessoas ou de uma sociedade e que vem para alavancar uma tecnologia ou uma mudança de comportamento para a humanidade de uma forma geral.

Cito como exemplo a eletricidade que se tinha conhecimento de seus fenômenos a mais de dois mil anos, mas somente a pouco tempo que aprendemos como utilizá-la. Então a primeira ideia foi como armazenar, depois a lâmpada e um gerador, mas como muitos não sabem a eletricidade era gerada por uma espécie de dínamo gigante que fornecia corrente contínua, como nas pilhas de hoje me dia, só mais tarde que se inventou um gerador de energia de corrente alternada.

Em meu caso meus processos criativos acontecem enquanto estou dormindo através de meus sonhos, onde me vejo realizando diversos experimentos e ao acordar busco uma folha para traçar as minhas ideias para depois efetuar as minhas descobertas.

Na maioria dos projetos em que participei muitos foram e que consegui resolver ou criar algo foram através de meus sonhos, mas creio que é apenas o meio do processo, pois como leio diversos assuntos e sobre diversas áreas ganho um aditivo na minha forma de pensar e criar.

Creio que seja assim !!!

1 Curtida