Como fazer um bom fichamento?

Gostaria de dicas sobre como fazer um bom fichamento, e como organizá-lo em word/Excel, etc… Como cada um faz isso? Fichas individuais ou um arquivo único?

Desde já agradeço.

4 Curtidas

Oi, @renatashaw!

Eu faço meus fichamentos em um arquivo único, mas vou separando por temas mais abrangentes, sabe?
Por exemplo, um arquivo único para todos os assuntos relacionados à epistemologia e outro para teoria crítica do direito.

Acho que o mais importante é tu se sentir confortável com a organização que tu criares. Pra que seja fácil e rápido de encontrar informações quando tu precisares.

No meu caso, acho imprescindível já colocar a referência bibliográfica completa, inclusive com links, pra evitar de me perder.

Tenho duas dicas pra te dar: a primeira é que o editor de texto da Mettzer tem um modelo de fichamento prontinho pra usar :slight_smile: Basta tu inserir as tuas informações.
É só acessar por aqui: https://www.mettzer.com/modelo/fichamento/

E também temos um conteúdo do blog com várias outras dicas sobre como fazer fichamento. Neste link :orange_heart:

2 Curtidas

Quanto fiz meu TCC, dentro do cronograma dele deixei a maior parte focada em montar fichamentos. Ajudou muito depois no processo de escrita, ganhei muito tempo.

Na época usei o Word pois não tinha uma ferramenta que ajudava.

2 Curtidas