Como a matriz CSD pode otimizar suas orientações

A Matriz CSD pode ser utilizada em todas as etapas da produção de trabalhos. É uma excelente forma de organizar e até mesmo avaliar as pesquisas, estudos e produções. No início do trabalho nos dá um panorama geral de como estamos em relação ao objeto de pesquisa e nos orienta em relação às informações que ainda precisamos encontrar, no referencial teórico, por exemplo. No final possibilita a avaliação de tudo que foi encontrado e as lacunas que seguem, assim podemos construir uma conclusão mais assertiva. : )

A sigla CSD significa Certezas, Suposições e Dúvidas. Agora ficou fácil entender porque estamos sugerindo que vocês a utilizem para se preparar para as reuniões de orientação, né?! Indicamos ainda incluir mais uma coluna a de ações, assim será mais fácil focar no que importa após o fatídico encontro com orientadores e tutores. Discutir os pontos de certeza primeiro dá agilidade e eficiência, se estivermos no caminho certo é rápido se não recalculamos rota e já invalidamos algumas suposições e dúvidas : ) E a coluna de ações? Bom, está nós alimentamos com todas as atividades, tarefas, apontamentos, enfim tudo que demande tempo do cronograma.

Além dessa matriz auxiliar na visão de funil dos projetos (do macro para as ações micro), a avaliação de organização com certeza será diferente aos olhos dos avaliadores.

Agora é só colocar a matriz pra funcionar :slight_smile:

1 Curtida