As melhores dicas para fazer o Referencial teórico

Esta resposta precisava de um tópico só pra ela, porque a explicação da @beatrizcoelho ficou simplesmente ótimo! Veja se vc concorda. :nerd_face:

"O referencial teórico é a base científica do seu trabalho. Que é a parte que você escreve sobre as pesquisas e as discussões de outros autores sobre o teu tema.
Ele que vai passar credibilidade e qualidade técnica ao seu artigo.

Então, você precisa escrever o referencial teórico a partir de fontes de pesquisas confiáveis, que também seguiram um método científico, entende?

Por esse motivo, ainda que você use algum tipo de fonte de postagens de internet, a base teórica do artigo deve vir de fontes científicas.

Aqui vão algumas dicas para te ajudar nisso:

  • Pesquise apenas em sites institucionais bem qualificados, como instituições de ensino e de pesquisa.
  • Evite pesquisar em conteúdos de opinião e em artigos de Wikipédia, já que o controle de veracidade e de qualidade do conteúdo não é rigoroso.
  • Artigos científicos, como os que a @Dai indicou do Google Acadêmico, são ótimas opções, porque tratam de temas mais atuais e utilizam método científico.
  • Dissertações e teses também pode trazer contribuições confiáveis, além dos livros.

E, pra ser sincera, se você precisa escrever um artigo mas não tem bibliografia suficiente para pesquisar sobre o tema, é melhor trocar de tema :grimacing:
Não vale a pena ficar insistindo tanto, porque isso conta muuuito pro trabalho.
Às vezes se você alterar o olhar sobre o tema, vendo a partir de outra perspectiva, você encontra materiais e tudo flui muito melhor."

Não ficou incrível?! E aí, partiu fazer o referencial teórico?

1 Curtida